top of page
Trupe matemágica

Elas nas exatas

           

           Exatas em versos

 

Soltaremos nossa voz
Igualdade vamos buscar
Desatando esses nós
Com a Matemática a brincar.
 
Representando o Pedro II
Colégio muito singular
Nosso sonho mais profundo
Poderemos alcançar.
 
Com vontade de vencer
Nosso grupo quer mostrar
Que a mágica tem poder
E só você raciocinar.
 
Pensar, calcular, descobrir
Para instigar e encantar
Um universo mágico colorir
Para um mundo exato desvendar.
 
”Elas” somos nós nas exatas
Mulheres que mostrando o seu valor Coração aberto e mentes sensatas Fazendo tudo com muito amor.
Por: Fabiana Macedo

Matemática recreativa

A arte de adivinhar usando cálculos aritméticos, bem como os jogos em que intervêm a lógica e o cálculo, fazem parte do consciente coletivo da humanidade. Temos conhecimento de desafios matemáticos que estão presentes no Papiro de Rhind (c. 1650 a.c.) e problemas envolvendo Quadrados Mágicos há mais de 3000 anos (na China e na índia).

A área da Matemática que se dedica a recolher, explicar e criar truques aritméticos, geométricos e topológicos se deu o nome de Matemática Recreativa.

O processo de criação

Nosso projeto teve como primeiro objetivo a participação no concurso Elas nas Exatas, que procurava contribuir para a redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais e a ampliação do acesso à educação superior. Contudo, mesmo não sendo contempladas, optamos por continuar com a ideia da TRUPE MATEMÁGICA e apresentar, em 2016, a proposta à chamada interna do CPII e a outras chamadas que surgissem. Tendo como finalidade abrir mentes com o fator surpresa, o nosso grupo, formado por alunas do Ensino Médio e a professora de Matemática, Liliana Costa, busca pesquisar sobre os conteúdos e ideias matemáticas que estão por detrás de alguns truques e difundir esses mesmos conhecimentos de forma lúdica. Vale ressaltar que a escolha das alunas que compõem o grupo não intencionou reunir os melhores desempenhos em Matemática, mas sim pessoas com habilidades e interesses diversos que pudessem, ao mesmo tempo, apresentar suas potencialidades e minimizar suas dificuldades, numa perspectiva interacionista e interdisciplinar. Através das atividades desenvolvidas, tivemos um primeiro contato com a pesquisa em Matemática e a relevante oportunidade de incentivar a participação da mulher em projetos de áreas tradicionalmente vistas como masculinas. E começamos, então, a jornada de desvendar muitos truques com alegria e criatividade…

Quem somos...

Trupe matemágica

Da esquerda pra direita: Carolina cerqueira, Izabella Mattos, Nathalya Carvalho, Mariana Ramos, Liliana Costa, Letícia Priscila e Isabelle Fernandes

bottom of page